O Dr. José Lacerda de Azevedo carinhosamente qualificado por seus pares de Preceptor de Medicina Espiritual, é médico da turma de 1950. Desde cedo na lida com a Doutrina Espírita. Durante o ano de 1965, esteve em Porto Alegre, um psiquista porto-riquenho chamado Luiz Rodrigues. Realizou palestra no Hospital Espírita de Porto Alegre, demonstrando uma técnica que vinha empregando nos enfermos em geral, obtendo resultados satisfatórios. Denominada Hipnometria, essa técnica foi defendida no VI Congresso Espírita Pan-americano, em 1963, na cidade de Buenos Aires.
Essa técnica consistia na aplicação de pulsos magnéticos concentrados e progressivos no corpo astral do paciente, ao mesmo tempo que, por sugestão, comandava o seu afastamento. O Sr. Luiz Rodrigues era um investigador, não era espírita e tampouco médico mas trouxe possibilidades novas e um imenso campo para experimentação se conduzidas com métodos objetivos e sistemáticos. Imediatamente, o Dr. José Lacerda testou a metodologia com Dona Yolanda, sua esposa e médium de grande sensibilidade.
Utilizando a sua criteriosa metodologia, a sua sólida formação doutrinária, a observação constante dos fenômenos, aprimorou solidamente a técnica inicial. Identificou-se na época, um grande complexo hospitalar na dimensão espiritual, denominado Hospital Amor e Caridade, de onde partiam o auxílio e a cobertura aos trabalhos assistenciais, dirigidos por ele.
APOMETRIA
O termo Apometria vem do grego Apó - preposição que significa além de, fora de, e Metron - relativo a medida. Representa o clássico desdobramento entre o corpo físico e os corpos espirituais do ser humano. Não é propriamente mediunismo, é apenas uma técnica de separação desses componentes. A Apometria é uma técnica de desdobramento que pode ser aplicada em todas as criaturas, não importando a saúde, a idade, o estado de sanidade mental e a resistência oferecida. É um método geral, fácil de ser utilizado por pessoas devidamente habilitadas e dirigentes capazes. Apresenta sempre resultado eficaz em todos os pacientes, mesmo nos oligofrênicos profundos sem nenhuma possibilidade de compreensão.
O êxito da Apometria reside na utilização da faculdade mediúnica para entrarmos em contato com o mundo espiritual da maneira mais fácil e objetiva, sempre que quisermos. Embora não sendo propriamente uma técnica mediúnica, pode ser aplicada como tal, toda vez que desejarmos entrar em contato com o mundo espiritual.
ATENDIMENTO
No atendimento aos enfermos, é utilizada a seguinte prática: Coloca-se inicialmente, por desdobramento, os médiuns em contato com as entidades médicas do astral. Uma vez firmado o contato, faz-se o mesmo com o doente, possibilitando dessa forma o atendimento do corpo espiritual do enfermo pelos médicos desencarnados, assistidos pelos espíritos dos médiuns que então relatam todos os fatos que ocorrem durante o atendimento, tais como: os diagnósticos, as cirurgias astrais, as orientações práticas para a vida, assim como a descrição da problemática espiritual que o paciente apresenta e suas origens. Torna-se necessário ainda, que se faça proteção vibratória, através de preces e formação de campos de força e barreiras magnéticas ao redor dos médiuns.
O tratamento dos obsessores constitui um capítulo à parte, tal é a facilidade e eficiência com que os espíritos sofredores são atendidos. Em virtude de se encontrarem no mesmo universo dimensional, os espíritos protetores agem com muito mais profundidade e rapidez. Os diagnósticos são muito mais precisos e detalhados; as operações astrais são executadas com alta técnica e com o emprego de aparelhagem sofisticada em hospitais muito bem montados em regiões elevadas do astral superior. Esse é um dos grandes segredos do tratamento espiritual e será provavelmente um marco fundamental para a futura Medicina do Espírito.
Classificação Didática dos Distúrbios Espirituais
(Modelo Lacerda)
Diante dessa classificação, impõe-se o conhecimento em profundidade dos mecanismos íntimos de cada uma das entidades nosográficas (nosografia - descrição metódica das doenças) citadas, lembrando que o diagnóstico de certeza dependerá sempre das condições de desenvolvimento e harmonia do grupo mediúnico, do perfeito domínio da técnica apométrica e da imprescindível cobertura da Espiritualidade Superior.
Em virtude da maioria, talvez, 80% das doenças se iniciarem no corpo astral, pode-se deduzir que nas eras vindouras a Medicina será integral, isto é, um grupo de médicos terrenos atenderá as mazelas patológicas físicas, trabalhando ao lado de outro grupo de médicos desencarnados, que se encarregarão do corpo espiritual.
A Apometria é útil nestes tratamentos.
Indução Espiritual, Obsessão Espiritual Pseudo-Obsessão, Simbiose Parasitismo Vampirismo Estigmas Cármicos não Obsessivos: Físicos e Psíquicos Síndrome dos Aparelhos Parasitas no Corpo Astral Síndrome da Mediunidade Reprimida Arquepadias (magia originada em passado remoto) Goécia (magia negra) Síndrome da Ressonância Vibratória com o Passado Correntes Mentais Parasitas Auto-Induzidas.
O tratamento apométrico produz grande alívio das cargas emocionais ligadas diretamente às questões trabalhadas durante o atendimento. No entanto, esta melhora vai durar um tempo maior ou menor dependendo da conscientização e transformação interior que o assistido deve realizar ativamente. Se isso for conduzido com bastante ênfase e empenho pessoal, as mudanças podem se consolidar de maneira permanente.
Seguem abaixo algumas orientações para auxiliar nesse processo:
1. Assistir palestras e tomar assistência espiritual (PASSE) pelo menos uma vez por semana;
2. Fazer o Culto do Evangelho no Lar uma vez por semana, com dia e hora marcados;
3. Corrigir paulatinamente os hábitos inferiores, substituindo-os por hábitos salutares, cultivando bons pensamentos e sentimentos, e dedicando-se à leitura de padrão elevado;
4. Manter-se em “estado de oração” constante – estado de oração não é rezar sem parar, é preparar uma “matriz” de amor, de não julgamento, de perdão e compaixão, e a partir desse modelo, balizar todo o nosso conjunto de pensamentos, atos e palavras, por mais corriqueiros que sejam. É calar as nossas pequenas palavras de ironia, de maldizer, o nosso orgulho, vaidade e ciúme. Fazendo assim, estamos no estado de oração e as nossas preces passam a tocar na essência da LUZ INFINITA, recriando os fatos da realidade em que vivemos.
Durante o tempo em que você estiver em tratamento espiritual, (aproximadamente por 21 dias), fazer refeições leves à noite, não ingerir bebida alcoólica e se possível, dormir antes da meia-noite, pois os espíritos benfeitores estarão complementando ou concluindo o tratamento.
ATENÇÃO: Para o alívio da sua dor ou até mesmo para sua cura, é mais do que necessário a Renovação Contínua (REFORMA ÍNTIMA), que deve ser: Intelectual – pela assimilação do conhecimento superior mediante o estudo e Emocional – com o desenvolvimento dos sentimentos elevados e semeadura do amor através do serviço ao próximo (caridade).
IMPORTANTE: o tratamento espiritual não dispensa nem substitui o tratamento médico.